Maioria trabalha fora do escritório pelo menos uma vez por semana

Publicado em 12 de junho de 2018
Categoria: Notícias

O trabalho flexível vem ganhando espaço no Brasil e no mundo, movido pelo corte de custos, pela facilidade crescente da tecnologia e pela chance de fugir do trânsito das grandes cidades. Os dados são de uma pesquisa global do grupo IWG, provedor de espaços de trabalho.

Foram ouvidos 18 mil profissionais de 96 países, entre eles o Brasil. Globalmente, 70% trabalham pelo menos um dia da semana fora do escritório da empresa. Em 2016, 54% reportavam o mesmo. O Brasil vem logo atrás da média global, com 61% dos trabalhadores ficando ao menos um dia da semana fora do escritório – em 2016, eram 51%.

No geral, cerca de metade dos profissionais fica em casa durante os dias em que pode trabalhar remotamente, com 20% preferindo cafés e cerca de 25% escolhendo espaços de coworking ou outros lugares específicos para negócios.

Para Tiago Alves, CEO do IWG no Brasil, essa flexibilização dos locais de trabalho é impulsionada pela digitalização dos processos, hoje mais facilmente acessados de qualquer lugar, o que diminui a necessidade de deslocamento até o escritório – uma possibilidade que se mostrou uma vantagem, por exemplo, durante a greve dos caminhoneiros no mês passado. Já a crise econômica fez empresas diminuírem o tamanho dos escritórios próprios. “Cada vez mais o RH também toma a decisão estratégica de onde é melhor estar para que as pessoas tenham mais vontade de trabalhar ali”, diz.

Globalmente, 80% consideram que permitir que funcionários trabalhem de qualquer lugar ajuda a atrair e reter profissionais, opinião que era compartilhada por 64% em 2016. No Brasil, 86% acham que a flexibilidade ajuda na retenção de talentos, enquanto 67% consideram que a possibilidade auxilia no recrutamento. Entre os brasileiros, 77% acham que esse modelo oferece mais qualidade de vida, à frente de EUA (53%), Inglaterra (53%) e México (48%).

FONTE: Valor Econômico

Busca

Newsletter - COAD Educação

Conheça os cursos presenciais e EAD que vão ajudar a alavancar sua carreira!