curso rh rj

Intensivo de Gestão em Recursos Humanos

Data: 16/09 a 07/10

Horário: 8h às 17:45h | Sábados

Carga horária: 35h/a

Local: Av. Rio Branco, 81 - 7º andar - Centro | RJ

Curso RH RJ

Público Alvo:
O curso RH RJ é indicado a profissionais que atuem e que tem como finalidade se atualizar dentro da área Gestão de Recursos Humanos e/ou ocupem funções gerenciais nas organizações.

Objetivo:
O curso RH RJ tem como objetivo geral a reciclagem de profissionais da área de RH para exercerem funções relacionadas com o gerenciamento de pessoas e apresentado as teorias e praticidades do dia a dia dentro setor de recursos humanos – RH. Aprimoramento de conhecimentos relacionados com as diversas abordagens como formulários, técnicas e metodologia modernas para dentro da área de recursos humanos – RH.

Apresentação:
Ricardo Nascimento Ferreira – Mestre em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduado em Planejamento Estratégico de Recursos Humanos e Graduado em Administração. Instrutor COAD desde 1996. Atua a mais de 20 anos como docente nas áreas de Administração de Empresas, Gestão de RH e Logística. Experiência de mais de 20 anos na função de gestão acadêmica e desenvolvimento de projetos e estratégias de IES nas áreas de Graduação, Pós-graduação e Extensão. Coordenador geral de cursos de graduação desde 1996 em IES (UFF, FGV, UGF, UNIVERCIDADE, UCL, UNIABEU, UCB, ESNS, UNIVERSIDADE ESTÁCIO SE SÁ). Diretor de projetos da Bernardo e Neto. Consultor empresarial LHR, ABES desde 1985, desenvolvendo projetos na área de Reestruturação Empresarial, GRH, PCS, Avaliação de Desempenho e Gestão de Projetos em empresas privadas e públicas (SHELL, ALFAPARF, PETROBRÁS, POLICOM, CEDAE, TRANSPETRO, BRASPETRO, EMBRATEL, YPIRANGA, SULAMÉRICA). Consultor da SEBRAE em apoio a micro e pequenos empresários desde 1996. Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Ser Humano da ABRH/RJ desde 2012.

Valor Sob Consulta


Conteúdo do Curso RH RJ:

Unidade I – Política de Gestão de Pessoas

Principais características do novo mundo do trabalho e suas implicações para a Gestão de Pessoas.Gestão de Pessoas como função estratégica para o alcance dos resultados empresariais. O alinhamento das políticas aos valores e estratégias da empresa. O processo da formulação de Políticas, destacando a participação dos Gerentes.Politica de Integração aos novos colaboradores (Modelos utilizados).

Unidade II – Novas Práticas de Recrutamento e Seleção

Recursos humanos – RH: vantagem competitiva, captação e retenção de talentos. Fontes de recrutamento e seleção. Custo e benefício do R&S. Avaliação do recrutamento. O papel do selecionador. Técnicas de seleção. Relação do requisitante com a área de R&S. O momento da decisão. Dinâmicas de Grupos (novos modelos) e novas técnicas de R&S. Treinamento e desenvolvimento de Gestão de Pessoas no contexto das organizações. Treinamento e melhoria do desempenho. Levantamento de necessidades de T&D. Elaboração de programas de T&D. Efetividade dos programas de treinamento: indicadores de desempenho. T&D e retorno de investimento. T&D e D&C (desenvolvimento de competências). Modelos de Plano de Treinamento e Desenvolvimento.

Unidade III – Planejamento Estratégico Voltado a Gestão de Pessoas

Planejamento estratégico de Gestão de Pessoas: integração com o negócio e objetivos da empresa. Previsão das necessidades de Gestão de Pessoas. Capacidade instalada x metas estratégicas. Análise do ambiente e do mercado de trabalho. Estratégias. Como Planejar o gerenciamento de talento na empresa (alinhar, engajar, avaliar). O dimensionamento do quadro de pessoas. Etapas de montagem do plano estratégico de RH.  Elaboração de Plano de Metas do setor de RH (Modelos utilizados).

Unidade IV – Sistemas de Cargos, Carreiras, Remuneração e Benefícios

Remuneração funcional: delineamento, descrições, especificações e avaliação dos cargos. Estruturação das carreiras. Estrutura de salários: pesquisa salarial e faixas. Remuneração por competências/habilidades: identificação e definição. Blocos e perfis de competências. Avaliação/certificação de competências. Carreira como trajetória de competências. Fixação de salários. Remuneração variável: análise dos principais tipos, com ênfase na participação nos lucros e resultados. Principais tipos de incentivos e benefícios.Planos de Benefícios e Plano de PCS (Modelos utilizados).

Unidade V – Avaliação de Desempenho

Gestão de desempenho e potencial e os demais subsistemas da Gestão de Pessoas. Vantagens e limitações da gestão de desempenho. Construção de um sistema integrado de gestão de desempenho. Etapas do planejamento da avaliação de desempenho: diagnóstico; construção do instrumental; implantação divulgação interna do processo e dos instrumentos e validação. Aplicação dos instrumentos (teste-piloto). Treinamento dos avaliadores. Apuração dos dados. Análise e administração dos resultados. Modelos e Técnicas de Avaliação de Desempenho.Gestão de Clima Organizacional  (modelos utilizados).

Unidade VI – Formação de Consultores Internos de Pessoas

O novo papel da Gestão de Pessoas Consultoria de processo e consultoria de produto. Fases da consultoria. Características e habilidades do consultor interno. Relacionamento consultor – “cliente”. Principais estratégias e instrumentos de consultoria. Planejamento, implementação e acompanhamento de projetos de consultoria. Plano e estratégias para a elaboração de relatórios de consultoria interna. O que é Coaching, Como funciona o Coaching, Conceitos relacionados ao Coaching, Coaching em gestão de mudanças, Coaching em clima organizacional e Vantagens do Coaching.


Inclui: Material Didático e Certificado
Pagamento: Boleto e depósito à vista ou cartão de crédito (Visa, Credicard, Amex)
Informações e Inscrições: (21) 2156-5943 | (21) 3389-6906

* As datas de início dos cursos e professores estão sujeitos à alteração.

Valor Sob Consulta

Conheça também: